Decoração | Madeira | Serviços | Projetos Institucional | Arquiteta | Videos | Contato
Wunder Haus
A Madeira
As árvores, assim como nós, nascem, crescem, amadurecem e morrem. Em seu trabalho diário de fotossíntese, absorvem o gás carbônico (CO2) e devolvem o oxigênio (O2) à atmosfera. Mas para que devolvam apenas o oxigênio, precisam guardar o carbono (C).

Assim, geram "massa" - a madeira - um grande depósito de carbono. Quando uma árvore morre, devolve ao meio ambiente tudo aquilo que foi acumulado. Imagine, no entanto, que estes "depósitos de carbono" sejam preservados.

De que maneira? Construindo casas de madeira – isto mesmo! Colher a árvore madura, abrir espaço para o crescimento de novas mudas existentes na mata e manter assim a floresta em constante crescimento – árvores em crescimento consomem, em média, 30% mais de CO2, portanto, são filtros mais potentes que as árvores maduras.

Esta forma racional de explorar a mata é chamada de manejo. Para que a madeira nativa tenha origem legal, é necessário que proceda de áreas de manejo submetidas ao Ibama.

Mas por que precisamos tanto destes filtros?

Porque lançamos muita sujeira - poluição - no ar.

 

Protocolo de Kyoto
Certamente você já ouviu falar no Protocolo de Kyoto - um compromisso proposto ao mundo para que produzamos menos gases responsáveis pelo efeito estufa.

Países signatários deste protocolo (o Brasil é um deles; os Estados Unidos se negam a participar) assumem metas de redução de emissão de poluição. Para atingir estas metas, que variam de países desenvolvidos para países em desenvolvimento, é preciso repensar processos produtivos.

Como diminuir o carbono que lançamos no ar através da queima de combustíveis fósseis, indústria, queimadas, flatulência do rebanho (você leu bem – esta "manifestação" é responsável pelo lançamento de 9 milhões de toneladas de metano ao ano apenas no Brasil)? Surge aí uma expressão a respeito da qual cada vez mais você passará a ouvir falar: Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) - processos dos mais variados que venham a contribuir na melhoria das condições do meio ambiente.

Entram aí os projetos de reflorestamento, como grandes seqüestradores de carbono. Mas como você sabe, árvores são como pessoas - nascem, crescem, amadurecem e morrem...então, para que não devolvam à atmosfera o que seqüestraram, é preciso utilizar a madeira gerada de maneira a preservá-la: construa com madeira legalizada! Sua casa, seus móveis, serão grandes depósitos de carbono!

Arq. Karin Lauer

 

   
88
ECDesenvolve - Soluções Criativas para Cocê e sua Empresa - (51) 3049.0930 / (51) 8565.9059  Wunder Haus ® 2012. Todos os Direitos Reservados
Arq. Karin Lauer